terça-feira, 5 de maio de 2015

Visita a Óbidos e Batalha

No último dia 30 de abril de 2015 fizemos a nossa segunda visita. Desta vez o destino escolhido foi a Feira Internacional do Chocolate em Óbidos e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota na Batalha.

Durante a manhã visitamos Óbidos onde nos pudemos deliciar com o cheiro a chocolate que pairava no ar.
Uma rua de Óbidos

Uma estátua viva coberta de chocolate

Uma escultura de cake design numa das exposições disponíveis

Uma escultura em chocolate






















Paramos para almoçar nas Caldas da Rainha onde pudemos deliciarmo-nos com um faustoso almoço.












À tarde visitamos o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota na Batalha.



Cópia das armas usadas durante a batalha 



Monumento a Nuno Álvares Pereira no exterior do edifício

sexta-feira, 17 de abril de 2015

À conversa sobre "(Re) Ler Os Maias"

No dia 16 de abril, a convite do Sr. Reitor e no seguimento da projeção do filme "Os Maias - Cenas da Vida Romântica", o Prof. Carlos Artur Gonçalves veio à USFIG falar sobre o tema "(Re) Ler os Maias" onde fez a análise deste livro de Eça de Queirós.

Estiveram presentes alguns alunos, bem como a Vice-Presidente da Câmara Municipal Dra. Marta Brás e o Sr. Reitor da USFIG Dr. Jorge Pereira.












Sessão de cinema "Os Maias - Cenas da Vida Romântica"

A tarde do dia 15 de abril foi dedicada ao cinema. 
O Sr. Reitor da USFIG Dr. Jorge Pereira lançou o repto ao Prof. Carlos Artur Gonçalves para vir falar sobre "Os Maias" de Eça de Queirós.

Para introduzir o tema organizamos esta sessão de cinema em que pudemos assistir ao último filme de João Botelho "Os Maias - Cenas da Vida Romântica" de 2014.


















No final oferecemos um pequeno lanche.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Intercâmbio cultural com o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes

Nos últimos dias 11 e 12 de abril de 2015 a USFIG e o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes associaram-se às comemorações dos 500 anos do Foral e, à semelhança do ano anterior, realizou-se um intercâmbio cultural.

O intercâmbio começou pelas 10:30h, com a inauguração da XXII Exposição Individual de Pintura de Levi Guerra.




Durante a tarde, pelas 17:00h deu-se início a uma sessão intercultural em que o tema foram as comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino, onde intervieram:
O Sr. Reitor da USFIG Dr. Jorge Pereira

O Sr. Presidente do Município Jorge Abreu
O Dr. Levi Guerra  "José Malhoa - A minha visão"

O Dr. Fernando Pires

O Eng. Miguel Portela "Forais Manuelinos na Região de Monsalude"
A Dra. Margarida Lucas "Arquitetura Manuelina na Região Norte do Distrito de Leiria"

Desfile de trajes quinhentistas


A Vice-Presidente do Município Dra. Marta Brás










No final da tarde houve lugar a um lanche-convívio quinhentista.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Semana Sénior "Atividade rima com longevidade"

No âmbito da ação nº 3 - Ações socioculturais para pessoas idosas, o projeto AGIR Sempre irá dinamizar uma Semana Sénior com o lema "Atividade rima com longevidade", de 20 a 24 de abril. Ao longo desta semana decorrerão atividades diversificadas, dirigidas ao público sénior, sempre numa perspetiva de promoção do envelhecimento ativo.



Integrado no programa desta Semana Sénior realiza-se o Fórum do "Envelhecimento Ativo"  no dia 20 de abril, na Casa da Cultura. Tem como público alvo os técnicos que trabalham nesta área, mas também, dar voz aos seniores e ser um dia dedicado à reflexão sobre estratégias que podem ser utilizadas nas instituições, nos municípios, nas famílias e pelos próprios seniores nos seus lares, sempre com vista a que se sintam mais ativos e valorizados. 
As inscrições têm um custo de 5 euros e decorrem até ao dia 13 de abril, através dos contactos do projecto AGIR Sempre.
O coro da USFIG está integrado nesta atividade terminando o Fórum deste dia.
Associe-se a esta iniciativa!



Colóquio "Tradições e Paladares - um património partilhado"


A Direção Geral do Património promove em articulação com o ICOMOS a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano com o tema "Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar e Partilhar", convidando todas a entidades públicas e privadas a associarem-se.

À semelhança do que sucedeu nos anos transatos a Al-baiäz - Associação de Defesa do Património procurará integrar as comemorações, desta feita com uma atividade "Tradições e Paladares - um património partilhado".
Esta atividade corresponderá a um pequeno colóquio com abordagem a costumes gastronómicos, procurando a troca de sabores e tradições e contará com o apoio da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, no dia 18 de abril de 2015 às 15:00h, na Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos.