Para iniciar as atividades extracurriculares programadas para este mês de maio, ontem as técnicas do Projeto Agir Sempre deslocaram-se uma vez mais à USFIG. Desta vez o objetivo era os alunos fazerem artesanato reciclando cápsulas de café. Os nossos alunos puseram mãos à obra e o resultado está à vista.
quarta-feira, 13 de maio de 2015
terça-feira, 5 de maio de 2015
Visita a Óbidos e Batalha
No último dia 30 de abril de 2015 fizemos a nossa segunda visita. Desta vez o destino escolhido foi a Feira Internacional do Chocolate em Óbidos e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota na Batalha.
Durante a manhã visitamos Óbidos onde nos pudemos deliciar com o cheiro a chocolate que pairava no ar.
![]() |
| Uma rua de Óbidos |
![]() |
| Uma estátua viva coberta de chocolate |
![]() |
| Uma escultura de cake design numa das exposições disponíveis |
![]() |
| Uma escultura em chocolate |
Paramos para almoçar nas Caldas da Rainha onde pudemos deliciarmo-nos com um faustoso almoço.
À tarde visitamos o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota na Batalha.
![]() |
| Cópia das armas usadas durante a batalha |
![]() |
| Monumento a Nuno Álvares Pereira no exterior do edifício |
sexta-feira, 17 de abril de 2015
À conversa sobre "(Re) Ler Os Maias"
No dia 16 de abril, a convite do Sr. Reitor e no seguimento da projeção do filme "Os Maias - Cenas da Vida Romântica", o Prof. Carlos Artur Gonçalves veio à USFIG falar sobre o tema "(Re) Ler os Maias" onde fez a análise deste livro de Eça de Queirós.
Estiveram presentes alguns alunos, bem como a Vice-Presidente da Câmara Municipal Dra. Marta Brás e o Sr. Reitor da USFIG Dr. Jorge Pereira.
Sessão de cinema "Os Maias - Cenas da Vida Romântica"
A tarde do dia 15 de abril foi dedicada ao cinema.
O Sr. Reitor da USFIG Dr. Jorge Pereira lançou o repto ao Prof. Carlos Artur Gonçalves para vir falar sobre "Os Maias" de Eça de Queirós.
Para introduzir o tema organizamos esta sessão de cinema em que pudemos assistir ao último filme de João Botelho "Os Maias - Cenas da Vida Romântica" de 2014.
No final oferecemos um pequeno lanche.
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Intercâmbio cultural com o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes
Nos últimos dias 11 e 12 de abril de 2015 a USFIG e o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes associaram-se às comemorações dos 500 anos do Foral e, à semelhança do ano anterior, realizou-se um intercâmbio cultural.
O intercâmbio começou pelas 10:30h, com a inauguração da XXII Exposição Individual de Pintura de Levi Guerra.
Durante a tarde, pelas 17:00h deu-se início a uma sessão intercultural em que o tema foram as comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino, onde intervieram:
![]() |
| O Sr. Reitor da USFIG Dr. Jorge Pereira |
![]() |
| O Sr. Presidente do Município Jorge Abreu |
![]() |
| O Dr. Levi Guerra "José Malhoa - A minha visão" |
![]() |
| O Dr. Fernando Pires |
![]() |
| O Eng. Miguel Portela "Forais Manuelinos na Região de Monsalude" |
![]() |
| A Dra. Margarida Lucas "Arquitetura Manuelina na Região Norte do Distrito de Leiria" |
![]() |
| Desfile de trajes quinhentistas |
![]() |
| A Vice-Presidente do Município Dra. Marta Brás |
No final da tarde houve lugar a um lanche-convívio quinhentista.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)










