
Na sequência da realização de press trips (“viagens de imprensa”) de promoção do circuito de Arte Urbana do Centro de Portugal, organizadas pela Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (Visit Center of Portugal), Figueiró dos Vinhos e o FAZUNCHAR surgem como parte integrante de uma belíssima Rota de Arte Urbana da zona centro do país.
As press trips, ocorridas em setembro passado e dirigidas ao mercado alemão, contaram com a presença do blogger do 'Urbanshit.de', o mais relevante blog alemão de cultura e arte urbana, e do Editor Friedrich Reip, cujos artigos são publicados na imprensa alemã com uma tiragem semanal de cerca de 1.800.000 exemplares.
O blogger do 'Urbanshit.de' exalta Figueiró dos Vinhos e o nosso FAZUNCHAR como um festival que “funciona com perfeição e faz a ponte entre a arte antiga e a arte contemporânea”, aconselhando um passeio pelo concelho, ao qual "pode facilmente adicionar um segundo dia de visita... Vale a pena".
Opinião totalmente corroborada por Friedrich Reip que descreve Figueiró dos Vinhos, “do Museu até à estrada”, como “150 quilómetros e várias cordilheiras de tirar o fôlego” e a “arte de rua como uma continuação da tradição artística histórica”.
Figueiró dos Vinhos é, deste modo, colocado ao nível das mais importantes Rotas de Arte Urbana nacionais, num circuito que já alcança a Europa. Leia a notícia completa em: https://www.cm-figueirodosvinhos.pt/.../906-rota-de-arte...
No âmbito da parceria entre a USFIG e o projeto CLDS 4G Agir Sempre +, recebemos na tarde de ontem Marina Prior como formadora da primeira sessão do workshop temático “Técnica Decorativa com Casca de Cebola”.
No âmbito do Eixo II - Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, Atividade nº11 - Famílias 4G, o CLDS 4G Agir Sempre +, irá promover em parceria com o Município de Figueiró dos Vinhos - Nutrição Contigo em Casa, o Workshop Online - "Rótulos Alimentares - Como interpretar?", no dia 5 de maio, às 21h.
O workshop será dinamizado pela Nutricionista Filipa Furtado (CP 4475N).
As inscrições encontram-se a decorrer até dia 4 de maio para o email nutricao.cmfv@gmail.com.
Entrada Livre na Piscina Municipal
30 de abril (sábado)
10h00 - 13h00 | 15h00 - 18h30
Piscina Municipal
No âmbito da celebração do Dia da Mãe, a Piscina Municipal abre as suas portas a todas mães e filhos para que possam desfrutar, gratuitamente, deste espaço e passar este momento juntos de forma especial.
É já nos próximos dias 28 e 29 que a Biblioteca Municipal irá receber, no âmbito da
programação “Andarilhagens em Rede” 2022, o célebre contador de histórias tradicionais José
Craveiro.
Nascido em Tentúgal, este contador destaca-se por eternizar, com os seus contos, temas da
tradição oral ouvidos e experienciados por ele próprio.
Valorizando os costumes antigos dos serões em que o entretenimento e a preparação das
gerações mais novas se fazia através da oralidade, José Craveiro é visto como um “guardião” do
património histórico e cultural da sua região.
“Dos cantares aos trajes, das orações aos licores, dos contos às ervas medicinais, das
procissões aos manjares tradicionais, tudo parece habitar as palavras e os gestos deste
contador de histórias” que partilha, com toda a sua alma e simplicidade, as memórias da sua
infância.
Duas sessões, a não perder, onde se promete viajar pela tradição do país. Uma tradição que faz
parte de nós e que merece ser preservada para as gerações vindouras. 28 de abril, 21h00 – Sessão aberta ao público em geral
29 de abril, 11h00 – Sessão dirigida ao público sénior
No âmbito do Eixo II - Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, Atividade 12 - Oficinas Ativas, o CLDS 4G Agir Sempre +, promove o Workshop – Iniciação ao Macramé , no dia 07 de maio, entre as 9h30 e as 13h30, na Sala da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos. O Workshop será dinamizado pela Maria Pitanga Handmade.
As inscrições encontram-se abertas até ao dia 05 de maio.
Inserido nas Comemorações do 25 de abril deste ano, o GICA (Grupo de Intervenção Cultural e Artística do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos), sob coordenação do Prof. Paulo Sá, irá apresentar da peça de teatro "Antes de Abril de 74".
Integrando representação teatral, vídeo e música, "Antes de Abril de 74" pretende ilustrar não o acontecimento histórico em si, mas algumas situações que a ele conduziram. A entrada é gratuita e não carece de reserva de lugar.
O Município de Figueiró dos Vinhos irá celebrar os 48 anos do Dia da Liberdade com um programa cultural diversificado.
O feriado de 25 de abril iniciar-se-á com as habituais Cerimónias Oficiais, pelas 10h00 na Praça do Município, e as comemorações prolongar-se-ão pela tarde, primeiramente com teatro e depois com uma exposição de aguarelas.
"Antes de Abril de 74" é a proposta de teatro deste ano, que terá lugar pelas 16h00, na Casa da Cultura. Protagonizada pelo talentoso GICA (Grupo de Intervenção Cultural e Artística do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos), sob coordenação do Prof. Paulo Sá, a peça integra representação teatral, vídeo e música, pretendendo ilustrar não o acontecimento histórico em si, mas algumas situações que a ele conduziram. A entrada para “Antes de Abril de 74” é gratuita e não carece de reserva de lugar.
Mais tarde, pelas 17h00, no Museu e Centro de Artes é inaugurada a Exposição de Aguarelas “Figurinos” de autoria da ilustre figueiroense, Prof.ª Margarida Herdade Lucas. A exposição, que irá estar patente até 29 de maio, é um regresso à pintura de Margarida Herdade Lucas, agora em aguarela, tendo como inspiração os desenhos das revistas de moda desde os anos 30 até à atualidade, designados “Figurinos” nas primeiras décadas do século XX. Inspiradores no género figurativo, mas acusando já um pós-modernismo, estes desenhos foram sendo gradualmente substituídos pela fotografia, que se vai depois afirmando como arte, aproveitando as novas tecnologias de design e impressão. Assim, nesta exposição partilha-se, para desfrute de todos, o génio dos desenhos de figurinos para rever e eternizar épocas, estilos e vivências.
Um programa onde a palavra de ordem é “Liberdade”: liberdade para honrar, liberdade para interpretar, liberdade para vivenciar, liberdade para partilhar. A melhor forma de enaltecer quem se afirmou corajosamente para que este ano se festejasse o 48.º Aniversário da Revolução dos Cravos. Consulte o programa em https://www.cm-figueirodosvinhos.pt/.../872-comemoracao...
A USFIG, através da 𝗱𝗶𝘀𝗰𝗶𝗽𝗹𝗶𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗜𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮, apresenta a palestra “𝗣𝗲𝗿𝗶𝗴𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗲𝘁”, que se r...