sexta-feira, 20 de maio de 2022

⚠️Aviso à População - Incremento do Perigo Meteorológico de Incêndio Rural

 


1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se para os próximos dias continuação de tempo quente e seco com temperaturas máximas acima da média para a época, salientando-se para as próximas 48 horas:
➡️ Amanhã (20 de maio):
» Diminuição da humidade relativa para valores inferiores a 30% no interior Norte e Centro e na região Sul, sendo inferior a 20% no Alentejo, no interior da Beira Alta e Trás-os-Montes, com fraca recuperação noturna (noite seca), inferior a 50%, exceto na faixa costeira.
» Subida da temperatura máxima para valores acima de 30°C exceto numa estreita faixa a costa norte e centro e entre 35 e 38 °C nas regiões do sul e do interior centro e norte.
» Vento do quadrante norte moderado até 35 km/h durante a tarde na faixa costeira ocidental, soprando de sueste no Algarve e sendo forte até 45 km/h nas terras altas do Centro e Sul, com rotação para Leste.
» Condições de instabilidade atmosférica que podem potenciar o crescimento de incêndios florestais que ocorram, a partir da tarde, em especial no Sul e no interior centro.
» Possibilidade de trovoada seca no nordeste transmontano e Beira Alta.
➡️ Sábado (21 de maio):
» Humidade relativa do ar inferior a 30% no interior Norte e Centro e na região Sul, sendo inferior a 20% no Alto Alentejo e interior das regiões Norte e Centro, embora com boa recuperação noturna (noite húmida, em geral acima de 75/80%).
» Temperatura máxima em geral acima de 30 °C, exceto no Algarve, e entre 35 e 38 °C em vários locais do Alentejo, Centro e Norte.
» Vento moderado até 30 km/h do quadrante Leste, soprando forte até 45 km/h nas terras altas do Centro e Sul (quadrante sul), com rotação para o quadrante oeste.
» Condições de instabilidade atmosférica que podem potenciar o crescimento de incêndios florestais que ocorram, na generalidade do território e em especial no Alentejo e no Norte.
» Aguaceiros em especial no litoral norte e trovoada (com aumento da probabilidade de trovoada seca, em especial no interior centro e norte alentejano).
» Risco de incêndio em nível elevado e muito elevado no Algarve (também máximo amanhã) no médio Tejo e no interior centro e norte (amanhã também no baixo Alentejo) e em nível moderado no restante território, exceto no litoral norte, hoje e amanhã.
» Agravamento do risco de incêndio no sábado para nível em geral igual ou superior a elevado, sendo muito elevado ou máximo no Algarve, no médio Tejo e o interior centro, e apenas reduzido e moderado no litoral norte.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Aumento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais em consequência do aumento da temperatura e da baixa humidade relativa do ar.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS DE AUTOPROTEÇÃO
A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção ao perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais dos munícipio e dos Corpos de Bombeiros.
👉 Informação meteorológica mais detalhada em: www.ipma.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

❗️ SESSÃO PRÁTICA “SAÚDE MENTAL POSITIVA” ❗️

Realizou-se na tarde de hoje, na USFIG, a sessão prática “Saúde Mental Positiva”. Recebemos as enfermeiras Elisabete Antunes e Cristina Agos...