segunda-feira, 26 de abril de 2021

// SIMULACRO TESTA CAPACIDADE DE RESPOSTA DO HELIPORTO DO CONCELHO //

O Heliporto e Centro de Meios Aéreos, situado no Cabeço do Peão, foi, durante a tarde de hoje, palco de um “Exercício à Escala Total”, destinado a testar o seu Plano de Emergência com utilização exclusiva para operações de emergência e proteção civil.

O simulacro surgiu na sequência de um processo de autorização especial para operação de meios aéreos adstritos ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR), no âmbito das operações da Proteção Civil. A concretização deste processo, iniciado em julho de 2020, pelo Município de Figueiró dos Vinhos, com vista a obtenção da referida Autorização Especial de Operação emitida pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), depende, entre outros procedimentos, da realização de um exercício que teste a exequibilidade e adequabilidade do Plano de Emergência e do Serviço de Brigadas de Aeródromo (SBA) existentes.

Neste sentido, o exercício de hoje, tendo por base um acidente com aeronave, além de dar cumprimento a um requisito da Organização Internacional da Aviação Civil, visou testar e avaliar, não só, o Plano de Emergência do Heliporto, mas também, a capacidade de intervenção operacional dos meios de socorro internos; a articulação dos meios de socorro internos com a estrutura de socorro externa; a articulação entre as diversas entidades presentes no exercício, e, especialmente, a capacidade e funcionalidade da recém-criada equipa do SBA do concelho; promovendo, simultaneamente, a sensibilização dos Agentes de Proteção Civil para o risco de acidentes com aeronaves e a importância da sua participação em situações emergentes deste tipo.

O evento, que se realizou no estrito cumprimento das normas preconizadas pela DGS, envolveu, diretamente, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil, o INEM, os Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos (BVFV), a Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) e a GNR, contando, ainda, com a presença de algumas entidades, entre as quais, o Serviço de Proteção Municipal de Ferreira do Zêzere e o Corpo de Bombeiros de Pedrógão Grande.

O encerramento do dia ficou marcado com a entrega simbólica, pelo presidente Jorge Abreu ao Comandante Jorge Martins (BVFV), dos certificados do Curso de Serviço de Brigada de Aeródromos, financiado pelo Município e realizado em setembro passado pelos 12 bombeiros que constituem a Equipa do SBA de Figueiró dos Vinhos.

O Município acredita fortemente que a obtenção da Autorização Especial de Operação, a ser alcançada, permite ao concelho dar mais um importante passo na acreditação e capacidade de resposta nas operações de socorro em acidentes e catástrofes de quaisquer dimensões.

































Sem comentários:

Enviar um comentário

❗️ SESSÃO PRÁTICA “SAÚDE MENTAL POSITIVA” ❗️

Realizou-se na tarde de hoje, na USFIG, a sessão prática “Saúde Mental Positiva”. Recebemos as enfermeiras Elisabete Antunes e Cristina Agos...