terça-feira, 19 de julho de 2022

| Água é Vida - Campanha de Sensibilização 💦 |

 A APIN apela ao contributo de todos, para a importância de um consumo eficiente da água, numa perspetiva de minimizar os efeitos nefastos, face ao período de seca extrema que atinge o país e ao flagelo dos incêndios que assolam, nomeadamente, a região do Pinhal Interior, onde se situam os municípios que integram a APIN.

No âmbito das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alerta para os riscos associados a esta vaga de calor, é crucial sensibilizar entidades públicas, privadas e a população em geral para a adoção de boas práticas.
• É imperativo a racionalização do consumo de água, limitando, sempre que possível, ao uso doméstico essencial, isto é, hidratação de pessoas e animais, confeção de alimentos, higiene e cuidados primários de saúde.
• Reduzir ao mínimo imprescindível os tempos de rega dos espaços verdes e restringir esta atividade aos horários de menor calor, como forma, de evitar perdas por evaporação repentina da água.
• Nas piscinas e espaços lúdicos aquáticos deve ser evitado o desperdício de água, implementando regras de higiene e conduta para evitar reposição de água nestes equipamentos.
• Não desperdiçar água na lavagem de viaturas e infraestruturas particulares (terraços, etc.)
A mudança de comportamentos, por parte dos cidadãos, é fundamental para minimizar os impactos negativos da escassez de água e assegurar o abastecimento necessário à saúde e a qualidade de vida das populações.






Sem comentários:

Enviar um comentário

❗️ SESSÃO PRÁTICA “SAÚDE MENTAL POSITIVA” ❗️

Realizou-se na tarde de hoje, na USFIG, a sessão prática “Saúde Mental Positiva”. Recebemos as enfermeiras Elisabete Antunes e Cristina Agos...